Durkheim não concorda com a definição, de Mill, de que a educação teria por objetivo " fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes", por entender que a felicidade é coisa subjetiva. Nem todos os indivíduos a sentem da mesma maneira.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? A primeira definição diz que a educação tem com fim a busca da perfeição que cada indivíduo seja capaz de desenvolver. O que Durkheim chama de "o ideal supremo". A segunda diz respeito ao que Durkheim chama de "educação utilitária". As duas definições preconizam uma educação ideal, perfeita sem considerar as variantes do espaço e do tempo, bem como a influencia exercida de uma geração sobre a outra.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação? É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que se procura.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico ou moral? O fato de haverem sistemas específicos de educação, ao longo dos tempos, em que cada um atende a interesses específicos em comformidade com o tipo de sociedade em que se encontram, mesmo assim não constiutem eles toda a educação. Todos têm uma base comum, que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelctual quanto físico e moral.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar nas crianças? Têm que siscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros e certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera indispensáveis a todos que o formam.
6. A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique? Durkheim conclui que a educação consiste numa " socialização metódica das novas gerações".
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Os dois, indivíduo e siciedade, dependem um do outro para poder existirem. Pois " desejando melhorar a sociedade o indivíduo melhora a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, tem como objetivo engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana".
Mario Augusto lembra de postar esta atividade no teu blog individual também. Abraço, Simone -Tutora Porto Alegre
# postado por Simone : ter. out. 10, 05:39:00 PM 2006