domingo, outubro 22, 2006

:: ESC5 - Weber I





Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Abordagem Socio Cultural e Antropológica - A
Nome do aluno:Rosane Rodrigues Beltrão
Número da atividade: 05
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza ? veracorazza@gmail.com
Tutora: Rosaura Karst Nunes Silva - rkarst@brtutbo.com.br



OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

A dominação depende de vários fatores, entre eles o interesse, o costume e o afeto. Ela está norteada nas três ?bases de legitimidade? .

Dominação legal - O tipo daquele que ordena é o ?superior?, cujo direito de mando está legitimado por uma regra estatuída, no âmbito de uma competência concreta, cuja delimitação e especialização se baseiam na utilidade objetiva e nas suas exigências profissionais estipuladas para a atividade do funcionário. A dominação é instituída a partir da hierarquia de cargos.
Dominação tradicional - Dominação tradicional em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Quanto a base da administração e da composição dos litígios existem princípios, estes são os da eqüidade ética material, da justiça ou da utilidade prática, mas não, por outro lado, os de caráter formal, como é o caso na dominação legal. Dominam as relações do quadro administrativo não o dever ou a disciplina objetivamente ligados ao cargo mas a fidelidade pessoal do servidor.
Dominação carismática - Dominação carismática em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido à sua qualificação pessoal (como o funcionário), à sua posição (como no quadro administrativo estamental) ou à sua dependência pessoal, de caráter doméstico ou outro (como é o caso do quadro administrativo patriarcal). A dominação carismática é uma relação social especificamente extracotidiana e puramente pessoal.
Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social e esta ação tem uma relação direta com a dominação legitima. Para ele, o "espírito do povo" é produto de inumeráveis variáveis culturais e não o fundamento real de todos os fenômenos culturais de um povo.
As formas de domínio citados no texto, podem ser relacionadas como atuais pois podemos relaciona-las diretamente com muitas das situações de hoje na nossa sociedade ?moderna?.


.:: comentários: