segunda-feira, outubro 30, 2006


UNIVERSIDDE FEDERAL DORIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: ESCOLA CULTURA, e SOCIEDADE.
ARIVIDADE5 POLO ALVORADA
PROF. VERA CORAZA

OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÂO LEGITIMA
A dominação depende de diversos motivos, vantagens, costumes ou afeto,mas para a dominação não se tornar instável apóia-se em bases jurídicas,nas quais se funda a ?legitimidade?. Os tipos de dominação baseados na legitimidade são três: dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. Vejamos os pontos diferentes de cada uma.
DOMINAÇÃO LEGAL: Segundo Weber é o tipo mais puro de dominação burocrática, aquele que manda esta legitimado por um estatuto ou lei que pode ser modificada.A dominação é constituída a partir da hierarquia de cargos,com subordinação dos inferiores aos superiores.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL: Este tipo de dominação se da em virtude da crença na santidade. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal, aquele que ordena é o ?senhor?, e os que obedecem são ?súditos?. Obedece-se à pessoa por reconhecimento de um estatuto válido para sempre.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: Acontece em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e aos seus dotes sobrenaturais e particularmente: a faculdades mágicas, e revelações, heroísmo, poder intelectual ou oratória. O tipo que manda é o líder e o que obedece é o apóstolo. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocações pessoais, e não devido à sua qualificação pessoal. A administração não segue orientações ou regras,estas são criadas momentaneamente de acordo com as decisões particulares.
Enquanto lia e relia o texto de weber, ficava fazendo associações com os tipos de dominação que temos hoje. Associava a dominação legal ao presidente da república,ao governador do estado,ao prefeito, ao diretor de escola e até mesmo ao sindico do prédio ou ao líder de turma, pois todos estão legitimados no poder por um estatuto e por decisão de votos onde uma maioria decide quem poderá governar, ou seja exercer o poder de dominação. A dominação tradicional comparo a autoridade de pais em suas famílias, onde não dão muita explicação aos filhos que obedecem por reconhecimento de sua honra e pelo sentido de justiça.A dominação carismática novamente comparo com as lideranças políticas ou seja eleitos pelo voto, que muitas vezes são nomeadas não por sua capacidade profissional, mas por sua capacidade de convencer que é o melhor para o cargo sem comprovar tecnicamente. É claro que todas as comparações não são tipos puros de dominação, mas com certeza têm pontos em comum.


.:: comentários: