domingo, novembro 19, 2006

:: Atividade 9 ECS


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Currículo ?A
Nome : Gisele Maria da Silva Martins
Maria Fernanda da Silva Martins
Número da Atividade : ESC 9
Professora : Vera Corazza
Tutora : Denise Severo
Grupos de letra: B e F
Postagem Inicial
ECS Atividade 9

Gostaria de salintar que esta atividade era para ter sido realizada em grupo, mas nenhum dos membros do grupo mantiveram, contato comigo. Sendo assim executei esta atividade com minha irmã Maria Fernanda da Silva Martins que após ter enviado email ao sospead e contato com tutora Rosaura, ainda não havia recebido imagem para desenvolver a atividade. Vendo a minha angustia e para não ficar mais atrasada com suas atividades desenvolvemos a síntese abaixo.



Síntese do Texto

Educação, Formação E Trabalho

O problema sobre se é possível atribuir ao pensamento humano uma verdade objetiva não é um problema teórico , mas sim prático.É na prática que o homem deve desmontar a verdade,isto é , a realidade e o poder, a de seu pensamento.
A teoria materialista da mudança das circunstâncias e da educação esquece as circunstâncias fazem mudar os homens e que educador necessita , por sua vez, ser educado.
A coincidência com a da atividade humana dos próprios homens, pode ser concebida e entendida racionalmente com prática revolucionária( Marx,Tese de Feurbach)
[10] Quanto ao que se refere ao conteúdo de si próprio como criatura,já vimos que ele não cria em parte alguma este conteúdo , estas qualidades determinadas, por exemplo , seu pensamento , ardor , etc, mas não somente a determinação refletida neste conteúdo como criatura; cria a idéia de que estas determinadas qualidades são suas criaturas.Nele , todas as qualidades são dadas , e pouco lhe importa de onde vêm . Não necessita , pois , de desenvolve-las não necessita aprender a dançar, por exemplo para ter domínio de suas pernas, nem necessita , para se tornar proprietário de seu pensamento , de o exercitar sobre materiais que não são dados a toda a gente gente e que nem todos podem conseguir ,não tem , tampouco , necessidade de se preocupar com as condições materiais de que dependem , na realidade , as oportunidades de desenvolvimento do indivíduo .
A causa não está na com ciência , mas no ser. Não no pensamento , mas na vida ; a causa está na evolução e na conduta empírica do indivíduo que, por sua vez, dependem das condições universais.
E não há práticas morais que possam mudar este estado de coisas .
O pensamento é sempre ,automaticamente um momento da vida, que ora se reproduz , conforme a necessidade.
Cujas as relações com este mundo estejam reduzidas ao mínimo pela sua situação material miserável, é sem dúvida inevitável que num indivíduo deste gênero que sente necessidade de pensar, o seu pensamento tome feição tão abstrata como ele mesmo e a sua própria existência ; é inevitável que, face a um indivíduo assim indefeso , o pensamento se mova como forma anquilosada, como força cujo exercício oferece ao indivíduo a possibilidade de se evadir , por instantes, deste ?mundo mau? que é o seu, a possibilidade de um prazer momentâneo .
Em que medida o desenvolvimento destas qualidades é local ou universal , em que medida ultrapassam os limites locais ou por eles se deixam aprisionar.
Tudo isto não depende de Stiner, mas sim da evolução do mundo e da sua participação , ele e a localidade onde vive em determinadas circunstâncias favoráveis , libertar-se dela; se o conseguem , é pelo fato de que, na sua realidade material e determinada pelas necessidades materiais , conseguiram produzir um sistema de troca à escala mundial.
[11] O limite da emancipação política se manifesta imediatamente no fato de que o Estado possa, liberar-se de um limite sem que o homem libere-se realmente dele , que o Estado possa ser um Estado livre sem que o homem seja um homem livre.
Isto ocorre quando se estabelece a seguinte condição para a emancipação política. Todo o privilégio religioso em geral , indivíduo portanto o monopólio de um Igreja privilegiada inclusive a grande maioria se visse obrigada a cumprir seus deveres religiosos, o cumprimento destes deveres deveria ser abolido e se alguns vários ou inclusive , a grande maioria se visse obrigada a cumprir seus deveres religiosos , o cumprimento desses deveria ser deixado a seu própriom arbítrio considerado .

Questões para serem respondidas com base em Karl Marx & Frederich Engels : Textos Sobre Educação
1/ No país , que temos um governo de esquerda e ainda elevados índices de analfabetismo , como tentar modificar a visão do ensino , para uma visão marxista?

2/ Será que a Reforma Política no âmbito educacional , privilegiará a libertação do Estado?

3/ Segundo a Constituição Brasileira a Educação é um Direito de Todos, mas como incluirmos se ela ainda apresenta falhas , com Marx nos deixou em seu legado, que métodos utilizaríamos para a sua transformação?


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