domingo, novembro 05, 2006

:: ESC Atividade7


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA: VERA CORAZZA
ALUNO: MÁRIO AUGUSTO
Marx e Engels

Karl Marxs nasceu em cinco de março de mil oitocentos e dezoito, na Alemanha. Seus pais eram judeus e converteram-se ao cristianismo.
Estudioso das Ciências Econômicas e Sociais, foi um revolucionário de seu tempo, também podemos dizer que um visionário.
Estudou na Universidade de Berlim. Trabalhou no jornal Romano em Colônia, na chefia deste jornal, escreveu artigos que não foram bem aceitos nas classes autoritárias. Chegando a ser expulso deste jornal.
Foi para Paris onde conheceu Engels e ficaram amigos. Na França também expulso, indo morar então em Bruxelas, participou de operações clandestinas de operários exilados, com muita intensidade e dedicação. Ao mesmo tempo na França a revolução de 1948 acontece.
Marx e Engels escrevem o Manifesto Comunista.
Marx tem uma rotina de vida cheia de chegadas e partidas, por conta de várias expulsões dos países onde morou.
Sobrevivia dos artigos que escrevia, na sua maioria defendendo os trabalhadores, seus direitos, criticando o modo como eram explorados pelos patrões e pregava a tomada do poder pela maioria do povo trabalhador.

Friedrich Engels nasceu em vinte oito de novembro de1820. Filho de um rico conservador industrial.
Engels compartilhava suas idéias com Marx. Escreve textos democráticos em favor do povo. Tinha uma preocupação especial com a situação de miséria com que viviam os empregados das fábricas do seu pai.
Engels em 1860, num ato de coragem, vende as ações da fábrica que dirigia e se põe a disposição da luta revolucionária. Contribuiu ativamente para a formação dos Partidos Socialista Francês e Alemão.
Fazendo críticas a outros tipos de socialismos, que não eram favoráveis a revolução, funda o Socialismo Científico.
Os idealizadores da luta descreviam a classe opressora como pequena e sem ética, pois concentravam a renda, portanto os lucros, ficando mais ricos e os pobres ficavam cada vez mais pobres, por conta dos baixos salários, pagos pelos patrões. Acreditavam que deveria haver uma tomada de poder sem restrições, por completa.
Aqui vão umas imagens do filme Germinal - Trabalhadores despertos


.:: comentários: