quarta-feira, novembro 29, 2006

:: Grupo D Síntese parcial


ECS 9- Marx II
GRUPO D
Síntese parcial - EDUCAÇÃO, TRABALHO INFANTIL E FEMININO


Considerações sobre o texto:

?O homem pode contribuir para o sustento da família, mas a mulher participa muito, trazendo, muitas vezes, o maior rendimento da família. Mais uma vez, um assunto bem atual. Apesar do distanciamento do tempo, mais de um século, parece que serve para hoje. Trabalho infantil e feminino, leis que protegem de um lado, mas também tiram seus proveitos. Será que daqui um século, esses problemas continuarão??
Cristina N.

?As pessoas viam o trabalho feminino como inferior. Conseqüentemente, a exploração e salário baixo existiam. For a a discriminação. Havia quem dissesse que se trabalhasse fora, não conseguiria cumprir as obrigações domésticas. Hoje, na maioria das vezes ainda é o homem quem ganha os meios de subsistência da família, pelo menos nas classes possuidoras, mas atualmente não é assim. O homem pode contribuir para o sustento da família, mas a mulher participa muito, trazendo, muitas vezes, o maior rendimento da família.Apesar do distanciamento do tempo, mais de um século, parece que serve para hoje. Trabalho infantil e feminino, leis que protegem de um lado, mas também tiram seus proveitos.?
Daniela e Cristina N.

?Marx entende que a indústria tem seus favores históricos , no momento em que decompõe, multiplica e aperfeiçoa ou quando se usa da mão de obra de forma aberta, pois no século XVIII os diferentes ofícios foram mistérios para muitos e a indústria moderna introduz a tecnologia, mecânica, química e nunca considera ou torna definitiva a forma de processos de produção. É incansável e revolucionária. Entretanto o seu modo, capitalista, executa rigidamente a velha divisão do trabalho. Quando a indústria diz introduzir o trabalho feminino e infantil está simplesmente incorporando pessoas ao trabalho braçal, distorcendo a escola e eliminando a solidez e tranqüilidade do trabalhador. Trabalhador este de mão de obra restrita de função parcial e por este motivo supérflua e substituível, ficando a mercê da indústria e da própria vida
Todos os socialistas utópicos e anarquistas confiaram no ensino em instrução, como instrumento de transformação, emancipação, libertação das condições opressoras dos indivíduos.?
Cristina C. Cristiane, Maria Inês e Mário.
MARX & ENGELS; Textos sobre Educação e Ensino. 2ª.ed. São Paulo,


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