sexta-feira, dezembro 22, 2006

:: ECS 11 ENSAIO


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade.
ECS 11 Grupo G
Pólo: Alvorada
Componentes do Grupo: Ilsa Berenice dos Santos Machado, Inês Cristina Tyska Nunes, Ivana Molina, Izolete Lazaroto da Silva, Neusa Teresinha Dias Teixeira, Rejane Petro de Oliveira, Rosana Gomes da Costa Porto, Rosane Rodrigues Beltrão.

Educação Escolar e Políticas Públicas públicas no Brasil



Desde do início do século passado o sistema educativo no Brasil é marcado por relações de conflitos entre diferentes grupos sociais. De certa forma alguns tentando manter uma educação elitista, diferenciada, distante da maioria da população e outro grupo tentando garantir o mesmo tipo de educação para todos, tentando garantir acesso a todos a educação sem distinção com a mesma qualidade a as mesmas possibilidades não fugindo dos seus interesses políticos e populistas. Não podemos negar a expansão no sentido do esforço que foram feitos pelos governos para que o maior número da população fosse alfabetizado, porém, sabe-se cada vez mais que não basta o povo ser apenas ser alfabetizado para ser um povo cidadão consciente e participante (boas lembranças de nosso estimado Paulo Freire: A educação se faz pela intermediação do mundo). Precisamos muito mais que isto e é isto que vamos comentar nas próximas linhas. O que tem sido feito pelos governos federal, estadual e municipais pela nossa educação?
Visitando os sites do MEC, Secretaria da Educação do Estado e Secretaria do Município de Porto Alegre e Alvorada concluímos que há muitas carências a serem supridas, mas existe um processo de construção de uma escola mais humana e mais valorizada.
Através do Governo Federal temos o Fundeb ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ) aprovada em 06 de dezembro de 2006, que tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação,
que foi criado para substituir o Fundef, em vigor até o final de 2006. O Programa de Inclusão Digital, programa essencial para formarmos cidadãos com autonomia tecnológica e cultural, o PROUNI (Universidade para todos) permitindo que uma faixa da população de baixa renda tenham mais acesso ao ensino universitário e conseqüentemente sofram menos discriminação social e principalmente, o que nós alunas do PEAD estamos usufruindo com muita satisfação que é o ensino de graduação à distância permitindo que possamos fazer um curso universitário público, não nos afastando de nossas casas, de nossas famílias e conciliando o nosso trabalho de professoras. Pode ser que através destes programas consiga-se corrigir parte das distorções que ocorrem no nosso ensino público onde a população de baixa renda pode usufruir a rede pública estadual ou municipal, porém somente até o ensino médio porque quando chega à hora de prestar um vestibular para uma universidade pública termina perdendo lugar para os que estudaram em escolas particulares.
Através do Governo do Estado são vários os Programas que se fossem realizados de fato como foram projetados teriam excelentes resultados.
O Programa Saúde Escolar em geral esbarra em uma grande burocracia, sem contar nas inúmeras reuniões. Os encaminhamentos normalmente ficam no meio do caminho.
O Programa Escola Aberta é um projeto rico e funcionando como foi idealizado permite que população de bairros carentes que não tem nenhum tipo de lazer, cultura ou esporte, encontre na escola o seu refúgio.Porém se for administrado com despreparo e falta de qualificação de pessoal se torna pouco atraente para seu público alvo.
Quanto ao Programa Escola Tempo Integral é um programa ideal para aquela população que tem crianças que ficam sozinha durante todo o dia e desta forma serão mantidos na escola com objetivos bem definidos de atividades assistidas, culturais, esportivas, formativas, informativas, de lazer, melhor se desenvolvendo e criando hábitos e responsabilidades além de estarem protegidas em uma idade em que são tão vulneráveis.Infelizmente são pouquíssimas escolas atingidas por estes programas.
Observa-se o empenho das Secretarias Municipais da Educação em proporcionar programas culturais de leitura, cinema, música regional e erudita e principalmente o empenho em dar maiores condições nas creches e Escolas Infantis.
Com tudo isso conclui que em nenhuma época da história houve tanta preocupação em melhorar e humanizar a educação e os educadores no Brasil.
Não podemos esquecer ou ficar indiferentes às discrepâncias existentes nos dados demonstrados nos investimentos, salários pagos e resultados comparativos entre escolas particulares e escolas públicas e escolas do nordeste e escola do centro sul do Brasil.
O ensino particular ainda é destinado realmente para preservar uma elite da sociedade tendo em vista que uma mensalidade que uma família paga para uma Escola particular por um aluno chega a ser maior que a despesa anual que o governo tem com um aluno do ensino público. Além disto o salário dos professores da escola pública em relação ao salário dos professores das escolas particulares às vezes chega a ser cinco vezes menor. Junto a isso os filhos dos professores destas escolas particulares têm direitos a generosos descontos para manterem seus filhos nestas mesmas escolas.
Contudo, resta-nos em vista dos investimentos e projetos atuais a esperança de que em um futuro talvez agora um pouco mais próximo melhoras comecem a aparecer de fato na nossa educação e por conseqüência possamos vislumbrar uma sociedade mais justa e nosso trabalho mais valorizado.


Fontes de referência:
AKKARI, A.J. Unicamp Campina SP Brasil 2006
Freire, Paulo Pedagogia do Oprimido 1974
http://portal.mec.gov.br/default.htm
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educa.jsp
http://www.portoalegre.rs.gov.br/
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/
http://www.alvorada.rs.gov.br/


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