Polo de Alvorada - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
sexta-feira, dezembro 29, 2006
:: ECS 11 FINAL
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Escola, Cultura e Sociedade Trabalho em grupo Letra C - ECS11 Final Componentes do grupo: Carla Cristine Finato Chaine Mello Rodrigues Maria Beatriz Lemos Dornelles Maria Beatriz Santos Guterres Maria Gabriela Ferreira Sargenti Pólo de Alvorada
Professora Vera Corazza
Ao analisarmos o texto de Akkari e visitarmos os sites indicados, percebemos as diferenças existentes entre as redes de ensino, no país. As políticas educacionais trazem melhorias e bons projetos. Entretanto, muitas vezes, o que está no papel em forma de projetos e/ou leis sofre muitas ?distorções?, na realidade dos estados e municípios. Desvio de verbas, morosidade do sistema, burocracia fazem parte, infelizmente, do panorama educacional do Brasil. Salientamos, como exemplos de projetos que têm trazido benefícios, as conquistas em relação à Educação de Jovens e Adultos e a Formação de Educadores de Ed. Infantil, na rede municipal de POA. Em relação ao EJA, percebe-se o empenho em solucionar as dificuldades educacionais com uma parcela da população que não, mais, tinha acesso ao Ensino Regular. O fato a ser salientado é a necessidade de qualificar cada vez mais o ensino da EJA para que não se confunda com ?aceleração de estudos?. Quanto à Educação Infantil, destacamos a formação dos educadores, a qualificação das creches conveniadas, a entrega de novas creches à comunidades carentes de POA e a construção da PPP de Ed. Infantil, do município. Em âmbito estadual citamos o Projeto Escola Aberta que tem trazido outras possibilidades de lazer e aprendizagem para as diferentes comunidades. Nas escolas em que atuamos percebemos vários entraves que vão desde a desvalorização salarial até a demora no repasse de verbas. Também registramos conquistas como laboratórios informatizados . Mas sabemos, que isto, não é a regra geral. Concluímos com a certeza de que é necessário criar formas cada vez mais eficientes para que as verbas públicas e seus destinos sejam fiscalizados. Saber diferenciar entre projetos embasados na realidade, preocupados em possibilitar que seus beneficiados sejam, cada vez mais, conscientes de sua cidadania e projetos que contemplam apenas uma minoria elitista é vital para que consigamos uma sociedade mais justa e consciente.
Acrescentamos que a valorização pessoal e profissional do professor, a sua qualificação através do acesso à Universidade e outros cursos de especialização é fator de extrema importância.