Polo de Alvorada - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
sexta-feira, dezembro 29, 2006
:: ECS - Atividade 9
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE PÓLO ALVORADA PROFA. VERA CORAZZA ATIVIDADE: ECS 9 Versão Final ALUNA: CARLA ADRIANI DRAGO DINNEBIER
MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.
O ENSINO E A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
Observação: Estou realizando esta atividade fora do prazo estabelecido, portanto, após ler o texto acima referido, escolhi escrever sobre o assunto que achei mais significativo.
Para Marx e Engels, os sistemas de educação e ensino refletiam as contradições típicas da sociedade pré-industrial inglesa no século XIX. A classe trabalhadora tinha nestes sistemas um instrumento de dominação e de perpetuação das suas precárias condições de vida, por diversos motivos: as jornadas de trabalho abusivas, com mulheres e crianças cumprindo pesados expedientes de até 18 horas diárias; a falta de atenção dos governantes para com suas necessidades mais elementares... Tais fatores incrementavam a produtividade e reduziam as despesas dos donos das fábricas naquele período, mas o custo social era significativamente elevado.
No entanto, Marx e Engels acreditavam que a educação poderia ser utilizada como um instrumento de mudança destas condições, ao invés de legitimar a inserção dos indivíduos no modo capitalista de produção. Mesmo que os autores nunca tenham se dedicado à educação como um assunto específico, constatamos que este tema está presente em boa parte de sua obra, sendo-lhe dada uma grande importância como fator de transformação social.
Os seres humanos, de acordo com os autores, são dotados de uma inigualável capacidade criadora que acaba sendo limitada pelos atos repetitivos de uma exaustiva jornada de trabalho. Os operários não têm como aproveitar suas potencialidades criativas e intelectuais, logo, se resignam a produzir os bens que a fábrica lhes determina sem jamais poderem compra-los por causa de seus baixos salários. Isso nos remete ao conceito de alienação do produto do trabalho, que conduz à alienação dos homens. A educação tem um papel primordial no sentido de despertar nos trabalhadores uma consciência de classe, de forma que eles possam se organizar e reivindicar seus direitos, em vez de permanecerem socialmente marginalizados.
Porém, o modo de produção capitalista educa os operários para que suas consciências sejam anestesiadas. Eles devem se conformar à sua condição de peças de uma engrenagem maior, empregando sua força de trabalho e vendendo-a aos donos das fábricas. Estes, por sua vez, terão assegurados os seus lucros na medida em que pagarão aos trabalhadores uma quantia inferior ao que eles realmente deveriam receber como salário o que nos remete ao conceito de mais-valia. Desta forma, as classes dominantes têm assegurado seu lugar no topo da pirâmide social a não ser que a educação assuma um caráter libertário, através do questionamento dos valores e ideologias que se encontram na super-estrutura do sistema capitalista.
As escolas, nesse sentido, têm a missão de propiciar às crianças uma educação de qualidade, fornecendo-lhes subsídios para que quando atingirem a idade adulta, saibam lutar por justiça social e igualdade entre indivíduos de diferentes religiões, etnias e posições sociais. Assim, elas terão condições de associar o aprendizado teórico às noções de trabalho produtivo, e não serão apenas meras peçasa incrementar a produtividade de uma fábrica ou os lucros de seus patrões, mas poderão desenvolver-se integralmente, tornando-se adultos completos. Como disse Chaplin: Não sois máquina. Homens é o que sois. E com o amor da humanidade em vossas almas.
QUESTÕES :
1. A educação transmitida na escola, prepara os educandos para a vida em sociedade? 2. De que forma a escola reproduz as ideologias que legitimam o modo de produção capitalista? 3. Como a escola poderia assumir um papel transformador, de acordo com os princípios de Marx e Engels?