Polo de Alvorada - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
segunda-feira, dezembro 11, 2006
:: VERSÃO FINAL-ECS 9 GRUPO B
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIAANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE PROFESSORA: VERA CORAZZA ATIVIDADE: ESC 9- VERSÃO FINAL FIGURA: LETRA B MARX, Karl; ENGELS,Friedrich.Textos sobre educação e ensino.São Paulo:Moraes,1983Capítulo: Educação, Formação e Trabalho - Páginas 27 a 44 GRUPO:ANA LÚCIA VELEDA ALVES ANA PAULA PEREIRA CARDOSO ELIANE BATISTA PORTO LUCIANA BETAT BITENCOURT LUCIANA DA SILVA DIAS LUCIENE BORBA SOBOTYK TATIANA ROSMARY GOMES MAGALI BREWDA D'AVILA MARIA TATIANA FIGUEIRA TAVARES
Dando continuidade ao nosso trabalho ,buscamos nesta parte final achar resposta para as questões levantadas,na versão inicial. Como o texto fala em educação,formação e trabalho, questionamos, em primeiro lugar o tipo de currículo que está sendo trabalhado nas escolas. Atualmente não preparamos nossos alunos para o melhor, para terem uma chance de disputar uma vaga num concurso bem disputado, comuma boa remuneração, pois o currículo ainda está carente de avanços. Ex: Computação... não temos nos currículos como obrigatório, mas hoje o mercado de trabalho exige, pois tudo gira em torno da computação. Citamos um exemplo em especial da escola da colega Luciene: na escola em que trabalho (Luciene) temos uma chamada ?turma de progressão? que abriga alunos que têm muita dificuldade de aprendizagem e ao mesmo tempo estão fora da faixa etária ( temos lá alunos com 16/17 anos e que ainda não estão alfabetizados).Outro dia observava um deles (um rapaz de 17 anos) e pensei porque ele tem que estar numa sala de aula,preenchendo um caderno ( com bolinhas,pois é só o que faz) durante um ano letivo inteiro e não estar sendo preparado para o trabalho,por exemplo?Este rapaz fez um curso de padeiro este ano,mas o resto dos meses foi em sala de aula.E aqui não critico o trabalho da professora porque a conheço e é uma excelente profissional,mas minha crítica vai para o sistema educacional que ainda não enxerga alunos como este que citei.No curso que fez,brigou,ameaçou os colegas com uma faca,entre outras coisas.Porque? Porque não é a conseqüência de um trabalho voltado para este objetivo.O curso apareceu e ele foi encaminhado.Até onde é válido uma sala de aula ,folhas ,exercícios tradicionais de matemática para este aluno?Porque não a preparação para o trabalho desde o início? Ensinamos que temos que ser justos, mas é ligar a televisão e assistir ao noticiário Jornal Nacional, o que vemos? Corrupção, impunidade dos próprios governantes. O trabalho deve ser um prazer (escolher fazer, ser profissionalmente o que gostamos), mas infelizmente não é assim na maioria das vezes, trabalha-se para o sustento, sobrevivência em decorrência da falta de oportunidades, escolhas que não tivemos.