UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCILPLINA: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - PÓLO DE ALVORADA
PROFª: VERA CORAZZA
ATIVIDADE: ECS 11
ENFOQUE TEMÁTICO: EDUCAÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL.
LEITURA DA SEMANA: AKKARI, A.J. DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL : ENTRE ESTADO, PRIVATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO. IN.EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, ANO XXII, N.74, ABRIL 2001. P. 163-189.
DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL:
ENTRE ESTADO, PRIVATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
O texto é bastamte esclarecedor no que diz respeito à educação em nosso país, onde a escola constitui um produto social desigualmente distribuído.
Em teoria, as autoridades costumam pregar o caráter igualitário e transformador do ensino, porém na prática constatamos uma realidade bem diferente.
No Brasil ultimamente, a demanda por escolas por parte das camadas populares tem sido constante. Os poderes constituídos não têm dado à escola a atenção que merece. Este fato já é bastante significativo, em especial, se observarmos que a escola mais sacrificada é a destinada às crianças das camadas populares: a escola pública - reduzida em quantidade e qualidade.
Naturalmente, houve alguna avanços nos últimos anos no que diz respeito à redução das taxas de analfabetismo e à evolução dos níveis de escolarização, também houve um aumento no número de concluíntes no ensino médio e superior,isso se levarmos em consideração apenas os fatores quantitativos.
Um dos aspéctos importantes que o texto aborda é a contradição entre o ensino público e privado no Brasil. Isso evidencia que não houve mudanças no que se trata de educação qualitativa desde o Brasil colônia até os nossos dias, pois na colônia, eram as novas gerações dos proprietários de terra e dos comerciantes que podiam ter acesso à educação , hoje quem tem acesso às escolas de melhor qualidade são as gerações descendentes daqueles que possuem melhores condições de pagar uma mensalidade que chega a ser maior que a despesa anual que o governo tem com o aluno do ensino público.
Outro fator de disparidade diz respeito ao salário dos educadores da escola pública em relação ao salário dos professores das escolas particulares, que chegam a ser cinco vezes menor.
Contudo, resta-nos a esperança que no futuro comecem a aparecer de fato melhorias qualitativas na nossa educação, pois isso não é nenhum favor é um direito garantido pela constituição e que o poder públlico, em suas diferentes esferas, deve suprir.
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SUELI : sáb. jan. 06, 09:21:00 PM 2007