Polo de Alvorada - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
sexta-feira, janeiro 12, 2007
:: Relato final da ECS 11
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? EAD
Disciplina:Escola, Cultura e Sociedade ? uma abordagem sociocultural e antropológica.
Professora:Vera Corazza
Nome do aluno: Aline Bittencourt da Silva
ECS 11
Relato final
Debatendo no fórum e lendo os relatos dos colegas, percebo que nós temos basicamente a mesma opinião.
É preciso ser agente transformador nas escolas em que trabalhamos.
A classe ou condição social, não revela o potencial do aluno, cabe ao professor estimular e ver no aluno um futuro onde ele possa transformar suas dificuldades em oportunidades.
Desafios e dificuldades todos os professores enfrentam, tanto na escola pública quanto na particular, pois trabalhamos com gente, e cada gente é diferente.
É certo que existe descaso com a educação, mas do que adianta reclamar sempre da mesma coisa, e não agir.
Penso que temos alguns poderes para mudar nossa realidade, usar por exemplo a criatividade, para criar soluções. Tornar o educando crítico para escolher governantes capazes e que lutam pelos interesses de todos e não só dos dominantes. Não deixar o educando conformado com seu modo de vida, e nem levá-lo a pensar que é infeliz por ser pobre. O capital não define felicidade.
Vamos ler, reler, e ler de novoa Pedagogia de Autonomia, para estarmos mais preparados para ser professores libertadores.