sexta-feira, janeiro 12, 2007

:: Relato final da ECS 11



Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? EAD

Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade ? uma abordagem sociocultural e antropológica.

Professora: Vera Corazza

Nome do aluno: Aline Bittencourt da Silva

ECS 11

Relato final

Debatendo no fórum e lendo os relatos dos colegas, percebo que nós temos basicamente a mesma opinião.

É preciso ser agente transformador nas escolas em que trabalhamos.

A classe ou condição social, não revela o potencial do aluno, cabe ao professor estimular e ver no aluno um futuro onde ele possa transformar suas dificuldades em oportunidades.

Desafios e dificuldades todos os professores enfrentam, tanto na escola pública quanto na particular, pois trabalhamos com gente, e cada gente é diferente.

É certo que existe descaso com a educação, mas do que adianta reclamar sempre da mesma coisa, e não agir.

Penso que temos alguns poderes para mudar nossa realidade, usar por exemplo a criatividade, para criar soluções. Tornar o educando crítico para escolher governantes capazes e que lutam pelos interesses de todos e não só dos dominantes. Não deixar o educando conformado com seu modo de vida, e nem levá-lo a pensar que é infeliz por ser pobre. O capital não define felicidade.

Vamos ler, reler, e ler de novo a Pedagogia de Autonomia, para estarmos mais preparados para ser professores libertadores.



.:: comentários: